Caracterizaão da Freguesia

A freguesia da Matriz a mais central freguesia citadina do concelho da Horta, ilha do Faial, na Região Autnoma dos Aores.

na Matriz que estão sedeados alguns dos mais emblemticos edifcios da ilha do Faial: Colgio dos Jesutas onde se encontram a Igreja Matriz, a Cmara Municipal, o Museu Regional da Horta e a Junta de Freguesia a casa onde nasceu Manuel de Arriaga, que foi o primeiro Presidente da Republica Portuguesa, o Palacete de Santana, hoje Escola Profissional da Horta, o Imprio dos Nobres, a Biblioteca Publica e Arquivo Regional João Jos da Graa, o DOP (antigo hospital Walter Bensaude), o Teatro Faialense, o Centro de Cultura e Exposiões da Horta (ex-Banco de Portugal), sem esquecer o coraão da autonomia aoriana, a Assembleia Legislativa dos Aores.

Outras entidades e instituiões marcam indelevelmente a histria da Matriz, como seja, a Sociedade Amor da Pria, que foi o bero da autonomia dos Aores, o Grmio Literrio Artista Faialense, os Bombeiros Voluntrios, a Casa de Infncia de Santo Antnio, o Lar de São Francisco, o Sporting Clube da Horta, passando ainda pelos servios pblicos de Finanas, os CTT ou pelo gracioso ponto de encontro que o Mercado da Horta.

Desta freguesia são vrias as personalidades que contriburam para a histria da ilha, falamos de Antnio Jos de vila, Florêncio Terra, Manuel de Arriaga, João Jos da Graa, entre outros.

Na Matriz destaca-se tambm o seu rico patrimnio religioso com a imponência dos seus templos Igreja Matriz do Santssimo Salvador, Igreja de São Francisco e Igreja do Carmo.

Um dos ex-lbris da Matriz a Torre do Relgio, antiga torre sineira da primitiva Igreja Matriz.

A Matriz dispõe de vrios espaos verdes e bonitos jardins, onde sobressaem o Jardim Florêncio Terra, a Praa da Republica e o Largo Duque D vila e Bolama.

Esta freguesia tem tambm locais de onde se podem desfrutar belas vistas panormicas, como sejam o Miradouro do Monte Carneiro, o Miradouro do Salto da Ribeira ou a Avenida Marginal, frente ao canal que se estende at às ilhas do Pico e de São Jorge.

Com cerca de 3000 habitantes, numa rea de 1.62km2, a Matriz uma freguesia que tem por base da sua economia o comrcio e os servios.

Comemora o seu dia da Freguesia a 8 de Maro data do nascimento de Antnio Jos de vila, mais tarde Duque D vila e Bolama desde o ano de 2005.


 

Notas

Região: Região Autnoma dos Aores

Ilha: Faial

Concelho: Horta

Municpio: Cmara Municipal da Horta

Parquia: Matriz do Santssimo Salvador

Orago: Santissimo Salvador 

Gentlico: Matricense

rea: 1.62Km2

Nmero de Habitantes: 2.784

Nmero de Eleitores: 2.136

Densidade Populacional: 1,557,4 hab/Km2

Ponto Mais Elevado: Monte Carneiro - Miradouro (267,23 mts altitude)



NEWSLETTER
Receba notícias nossas

 

 

 

Festas do Bairro
Nos dias 15, 16 e 17 de julho decorrem as Festas do Bairro da Boavista comemorando as festividades de São Pedro.
 
Matriz assinala Dia da Freguesia
A Matriz, freguesia mais central do concelho da Horta, assinalou no dia 8 de maro mais um Dia da Freguesia, data que marca tambm, o nascimento de Antnio Jos de vila, mais tarde Duque D vila e Bolama.
 
3.ª Edião do Urban Tral da Matriz com forte participaão
A edião deste ano, apresentou-se com um novo percurso desafiante aos atletas que compareceram à partida levando-os a percorrer alguns recantos histricos da freguesia.
 
Abertas candidaturas para bolsa de estudo
Estão abertas as inscriões a todos os interessados em beneficiar de uma bolsa de estudo a fim de prosseguir os estudos ao nvel do ensino superior.