Mensagem

ALICE ROSA 
PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DA MATRIZ


A Freguesia da Matriz, freguesia nuclear do centro urbano, reveste-se de uma indubitvel importncia por constituir o centro histrico, Religioso, Autrquico, Poltico, Cultural e Comercial da mui nobre cidade da Horta.

As Juntas de Freguesia desfrutam de potencialidades inconfundveis, por constiturem por excelência, o rgão autrquico de maior relevncia na relaão de proximidade aos cidadãos.

No atual mandato, a Junta de Freguesia da Matriz e por vontade dos eleitores, fielmente respeitada, possui um executivo tripartido, obedecendo ao mais elevado valor da Democracia e da intenão dos cidadãos, facto que nos honra e nos permite colocar a pluralidade ao servio pleno da comunidade, à qual nos dedicamos.

Marcar de forma indelvel a identidade do tecido gregrio que nos circunda e nos move, demos corpo em incio de mandato, às comemoraões dos 500 anos da Freguesia da Matriz.

O Dia da Freguesia assume e continuar a assumir um especial destaque no contexto do desempenho deste executivo, bem como a Animaão de Verão, mediante as diversas festividades que contam com o apoio desta junta, em especial a Festa de São Pedro, sobejamente conhecida, a par com a estreita colaboraão com a comissão de Festas do Bairro da Boa Vista, situada na zona alta e de expansão deste espao geogrfico.

Constitui ainda nossa premissa dar continuidade à reabilitaão dos espaos pblicos e de interesse turstico, objectivando a justa combinaão entre qualidade e modernidade. 

A manutenão dos trabalhos inerentes ao acordo de Delegaão de Competências do Municpio mantm-se, contribuindo desta forma para o desenvolvimento da freguesia.

nossa intenão desenvolver actividades de dinamizaão socio cultural, quer no centro histrico, nas suas praas e jardins, bem como ressalvando as belezas e especificidades dos diferentes espaos da freguesia.

Enquanto responsveis pelos desgnios desta autarquia nosso propsito dar continuidade à edião de publicaões que perpetuem a histria da nossa histria, a nossa identidade, divulgando e promovendo o patrimnio e riqueza histrica da Freguesia. 

A Matriz, tal como as treze freguesias que compõem a ilha destaca-se com o galardão Eco-Freguesia-freguesia Limpa, o que nos possibilita desenvolver actividades de sensibilizaão ambiental, junto da comunidade.

Uma das preocupaões nucleares e comuns a este executivo prende-se com a rea social, quer no apoio e dinamizaão do Centro de Convvio de Idosos, a funcionar em espao gentilmente cedido pela parquia, quer pelo apoio directo às colectividades e agrupamentos que promovem actividades de mbito cultural, recreativo, desportivo e social da Matriz.

Conquanto, no actual momento de restrião financeira com que as juntas de freguesia se debatem, nesta encruzilhada da grave crise econmico financeira em que nos encontramos, sentimos a nossa acão muito limitada no que concerne ao apoio que desejaramos prestar aos mais carenciados. As limitaões são inegveis, contudo, estamos atentos e empenhados em contribuir para o bem-estar dos cidadãos e cooperar para a melhoria da sua qualidade de vida.

neste sentido que afirmamos o nosso compromisso eleitoral de tudo fazer para manter a Freguesia da Matriz rumo ao progresso almejado por todos.


A nossa a vossa Junta de Freguesia! Podem contar connosco!







NEWSLETTER
Receba notícias nossas

 

 

 

Festas do Bairro
Nos dias 15, 16 e 17 de julho decorrem as Festas do Bairro da Boavista comemorando as festividades de São Pedro.
 
Matriz assinala Dia da Freguesia
A Matriz, freguesia mais central do concelho da Horta, assinalou no dia 8 de maro mais um Dia da Freguesia, data que marca tambm, o nascimento de Antnio Jos de vila, mais tarde Duque D vila e Bolama.
 
3.ª Edião do Urban Tral da Matriz com forte participaão
A edião deste ano, apresentou-se com um novo percurso desafiante aos atletas que compareceram à partida levando-os a percorrer alguns recantos histricos da freguesia.
 
Abertas candidaturas para bolsa de estudo
Estão abertas as inscriões a todos os interessados em beneficiar de uma bolsa de estudo a fim de prosseguir os estudos ao nvel do ensino superior.