A Matriz, freguesia nuclear do centro urbano, que em 2014 celebrou 500 anos, reveste-se de uma indubitável importância por constituir o centro histórico, político, autárquico, religioso, cultural e comercial da cidade da Horta.
Na esfera do poder local as Juntas de Freguesia são o órgão autárquico que maior proximidade tem com os cidadãos e aquele que melhor conhece, em toda a sua dimensão, a realidade do seu território.
O resultado das eleições autárquicas de 1 de outubro de 2017, seguido da instalação dos órgãos autárquicos da Matriz –Junta e Assembleia de Freguesia – a 19 de outubro, conferiram ao órgão executivo e deliberativo a capacidade para administrar esta freguesia, para o quadriénio 2017-2021.
O nosso projeto autárquico para as diversas áreas, tanto no quadro das competências próprias, como de intervenção ou de influência, assenta em sete eixos principais: Comunidade e Cidadania, Ação Social, Juventude, Educação e Desporto, Cultura e Festividades, Habitação, Urbanismo e Ambiente, Atividade Económica e Turismo, Serviços e Cooperação, que enquadram programas abrangentes e inovadores, que têm por objetivo principal promover e dinamizar o bem-estar social e o desenvolvimento da Matriz.
Pela primeira vez, a Junta de Freguesia vai promover o Orçamento Participativo que é um instrumento que visa garantir uma politica de proximidade que incentiva a participação cívica e o envolvimento dos cidadãos na governação da freguesia da Matriz.
Com este novo sítio da internet, que se quer mais funcional e dinâmico, pretende-se criar um canal privilegiado de informação, de comunicação e de aproximação entre a Junta de Freguesia e todos os matricenses presentes, ou ausentes em qualquer lugar.
A terminar reafirmamos o nosso compromisso eleitoral, maioritariamente sufragado pelos matricenses, de tudo fazer para manter a freguesia da Matriz no caminho do progresso almejado por todos.
Podem contar connosco!
Laurénio Tavares
Presidente da Junta de Freguesia